terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)
Este portifólio eletronico foi elaborado com o objetivo de orientar os graduandos do curso de pedagogia na construção e elaboração de idéias e textos discutidos em "sala de aula", onde colocarei as minhas aprendizagens e entendimentos do meu cotidiano da disciplina de Tae de Portugues, possibilitando o professor ivanildo me orientar de forma rápida e eficaz.
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
Propositos especificos
11- Enfrentar as dificuldades do dia a dia no que tange ao conhecimento, como forma de me aperfeicoar na teoria e na pratica.
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4. Construção processual (ao longo do semestre)
5. Organização que facilite a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
Segundo Bechara, 1985. A escola não deve se manifestar em ensinar dando - lhes a consciência de que a lingua não é hmogênea, monolítica, trabalhando com eles os diferentes níveis( do mais complexo ao mais formal) usando a duas modalidades - escrita e falada- isto é, procurando torna- las "poliglotas dentro da própria lingua.
cada vez mais os PCNs empregam nesse sentido a consciência de que oralidade tem um papael no ensino da lingua. Visto que a questão da oralidade não pode ser visto isoladamente, ou seja, sem relação com a escrita, pois ambos relacionam- se entre si.
Logo o aluno deverá saber adequar o registro as diferenças situações comunicativas.È saber coordenar satisfatoriamente o que falar e como fazê - lo.