quarta-feira, 29 de abril de 2009

Reflexão



Segundo Perronoud(1999), uma grande parte do sistema declara agora querer favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das tragetórias de formação.Em certos graus e em algumas escolas as notas desaparecem, podemos então perceber a evolução da avaliação.
Falar de mudanças na educação não significa que se transforme nada de um dia para o outro, mas talvez passemos muito lentamente da medida obsessiva da excelência a uma observação formativa a serviço da regulação das aprendizagens.
A avaliação não deveria ser entendida como um fim em si e sim como uma engrenagem em seu funcionamento.Para o autor na maioria das vezes a avaliação esta mais para o que não se aprendeu, do que avaliar o que foi ensinado, e nem tudo o que é avaliado foi devidamente ensinado e resulta as vezes, mais de aprendizagens extra - escolares (orientadas ou espontâneas) do que de instrução dispensada em aula.

PERRENOUD, Phillippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Trad. Patricia Chittoni Ramos.-Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

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