quarta-feira, 29 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este portifólio eletronico foi elaborado com o objetivo de orientar os graduandos do curso de pedagogia na construção e elaboração de idéias e textos discutidos em "sala de aula", onde colocarei as minhas aprendizagens e entendimentos do meu cotidiano da disciplina de Tae de Portugues, possibilitando o professor ivanildo me orientar de forma rápida e eficaz.
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
Propositos especificos
11- Enfrentar as dificuldades do dia a dia no que tange ao conhecimento, como forma de me aperfeicoar na teoria e na pratica.
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4. Construção processual (ao longo do semestre)
5. Organização que facilite a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
Segundo Perronoud(1999), uma grande parte do sistema declara agora querer favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das tragetórias de formação.Em certos graus e em algumas escolas as notas desaparecem, podemos então perceber a evolução da avaliação.
Falar de mudanças na educação não significa que se transforme nada de um dia para o outro, mas talvez passemos muito lentamente da medida obsessiva da excelência a uma observação formativa a serviço da regulação das aprendizagens.
A avaliação não deveria ser entendida como um fim em si e sim como uma engrenagem em seu funcionamento.Para o autor na maioria das vezes a avaliação esta mais para o que não se aprendeu, do que avaliar o que foi ensinado, e nem tudo o que é avaliado foi devidamente ensinado e resulta as vezes, mais de aprendizagens extra - escolares (orientadas ou espontâneas) do que de instrução dispensada em aula.
PERRENOUD, Phillippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Trad. Patricia Chittoni Ramos.-Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.