domingo, 26 de abril de 2009



UERJ-FEBF

2. Aula de Tae - Portugues



Construindo o portfólio Eletronico.


Autor: Ivanildo Amaro de Araujo.



O uso do portfólio como procedimento de avaliação formativa, possibilitará uma auto avaliação tanto do processo de desenvolvimento do aluno como do professor.


Na avaliação formativa permite a avaliação de ambos, ou seja, uma avaliação em parceria, possibilitando o aluno tomar consciência de seu próprio trabalho.


Já na avaliação normativa, somente o professor avalia, e na maioria das vezes o que vemos é uma avaliação com a intensão de se descobrir apenas o que o aluno não aprendeu. E por vezes nem tudo o que é avaliado foi devidamente ensinado, resultando assim mais de aprendizagens extras - escolares.





Reflexões


Segundo Perrenoud , uma grande parte do sistema declara agora querer favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das trajetorias de formação. Em certos graus e em algumas escolas as notas desaparecem, podemos então perceber a evolução da avaliação. Mas falar de mudanças na educação não significa que se transforme nada de um dia para o outro, mas talvez passemos- muito lentamente - da medida obsessiva da excelência a uma observação formativa a serviço da regulação das aprendizagens.

A avaliação não deveria ser entendida como um fim e sim como uma engrenagem em seu funcionamento.



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