domingo, 19 de julho de 2009

Os Problemas Cognitivos Envolvidos na Construção da Representação Escrita da linguagem.


Os Problemas Cognitivos Envolvidos na Construção da Representação Escrita da linguagem.

Conclui diante do texto lido que a alfabetização se dá pelo processo de maturação. Não adianta o professor querer que a criança aprenda sem antes consubstanciar e ou sem consolidar o que lhe foi proposto.
Ex: A chamadinha móvel. A criança identifica a letra do nome na chamada da escola, este processo vai fomentar hipóteses para serem levantadas, como o nome do outro coleguinha que também pode estar representado ali e outras identificações. O que não queremos para as nossas crianças diante do texto lido é que se utilize a memorização para aprender.
A criança nesta fase de construção do conhecimento vai passar pela hipótese de quantidade mínima. Elas já compreendem que existe um mínimo de palavra para se escrever uma palavra. Ainda neste interim vejamos um exemplo. se você pedir para esta criança escrever elefante, ela vai usar uma quantidade enorme de palavras ou garatujas, já para escrever formiga ela vai usar o mínimo de de garaujas, pois neste processo ela ainda asocia o nome a escrita. Se o nome é grande se escreve muito, se o nome é pequeno se escreve pouco.
Tematização- são etapas; é a capacidade, é a tomada de consciência de que ela pode avançar. Pois dentro do processo construtivisa não podemos er a iluzão de que a criança vai ampliar seu horizonte de conhecimento sozinha, o profesor deve sempre e cada vez mais fomentar situações para que estes construam suas hipóeses aé alcançar o entendimento.
* Como trabalhar as funcionalidades do número:
  • Os dias da semana;
  • A idade;
  • Os números da chamada. è necessário que o profesr apresene ambém o objeto desejado para fazer a representação por unidade.
  • Ex: 1 garrafa (use o símbolo) = número 1. e assim sucessivamente...

ATIVIDADE.

Espalhe sobre a mesa números móveis de 1 a 5, em seguida coloque em algumas caixas quantidades diferentes de tampinhas de garrafa e peça a criança para identificar e reprentar o valor encontrado ao número exposto sobre a mesa.

Ex: Na 1º caixa, 3 tampinhas - na 2º caixa 2 tampinha - na 3º caixa 1 tampinha.

Ex; Esta atividade pode ser aplicada para crianças com idade entre 3 a 5 anos.

Idenificamos texto pelo que esta inscrito. Já o contexto é a leitura do objeto identificado.

Ainda nesta fase a criança esta muito propensa a fazer a leitura icônica que é quando ela vai idenificar uma frase colocada em uma carteira por uma carteira , e assim por diante e se você colocar esta mesma frase em outro objeto ela vai continuar lendo carteira.

2 comentários:

  1. Simone, a reflexão foi iniciada...Defina melhor a que parte do texto se refere esta postagem. Sugiro que faça uma pequena síntese do texto. Da forma como colocou, creio que ficou muito genérico. Em sua postagem , há alguns probleminhas na organização escrita que precisam de ser revistos:
    "o mínimo de de garaujas"[repetição e ortografia]
    "não podemos er a iluzão aé a" [ortografia]
    "Conclui diante do texto lido que a alfabetização se dá pelo processo de maturação."[pontuação]
    "este processo vai fomentar hipóteses para serem levantadas, como o nome do outro coleguinha que também pode estar representado ali e outras identificações."[ pontuação e o período está truncado... reveja a estrutura.]

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  2. As relaçoes com as atividades ficaram muito interessantes... Ajuda a verificar na prática o que foi indicado na teoria. Observe o texto e faça uma revisão cuidadosa, pois há "erros" na ortografia e na construção de determinadas frases.

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