terça-feira, 28 de julho de 2009

Análise dos textos lidos

ANÁLISE DOS TEXTOS LIDOS

A cerca dos textos lidos, de forma sucinta vou relatar a minha aprendizagem . Pude compreender a importância de se trabalhar com vistas para o construtivismo.
Considerei de forma eficaz a exploração dos textos utilizados no decorrer do semestre, possibilitando a nós graduandos um melhor entendimento das hipóteses que as crianças desenvolvem quando por exemplo interagem com material escrito e com leitores e escritores.
Outro fator relevante é saber que as crianças muito antes de serem capazes de ler, no sentido convencional do termo, tentam interpretar os diversos textos que encontram ao seu redor (livros, embalagens comerciais, revistas, cartazes de rua)etc.
Dentre os processos iniciais de escrita ressaltei a importância de trabalhar a leitura de diversos gêneros textuais, pois no ínício da alfabetização é essencial esse estudo. A fim de obtermos bons exitos nas aulas. O ideal é levar gêneros que são acessíveis e que tenham muita circulação no cotidiano das crianças.
Percebi que a prática da leitura é o caminho para escrita e a prática de escrita envolve também leitura. Para quem esta no início da alfabetização nada mais é importante do que saber ler e escrever o nome. Quando estudamos o texto oralidade e escrita, pude entender que a autora aponta para que o ensino da oralidade não pode ser visto isoladamente sem relação com a escrita. Logo o aluno deverá saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas.
Já no texto"Contextos de Alfabetização Inícial" A escola ao receber alunos que ainda não desenvolveram o domínio de linguagem considerada de norma padrão, o professor deve fomentar no aluno habilidades para que ele consiga.
O marco da alfabeização inícial, em sua essência, baseia-se na idéia de que professores, professoras e investigadores necessitam reconceitualizar o amplo leque de habilidades que as crianças começam a dominar antes mesmo de entrar na escola formal.

Portfólio Eletronico
Bem como anunciou o texto "Construindo o portfólio Eletronico", a avaliação formativa se coloca como um desafio para futuros professores. Ela serve como orientadora do trabalho do professor e do aluno. Foi a partir da leitura desse texto que passei a compreender a decisão do professor de adotar esse método e também admira-lo pela iniciaiva, pois desta forma durante todo o semestre foi possivel o mesmo nos avaliar dentro dos padrões de uma avaliação formativa, deixando o seu recado com o intuito de acompanhar o nosso desenvolvimento (compreensão) a cerca dos textos lidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário