quinta-feira, 2 de julho de 2009

PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO INICIAL NA ESCOLA: pERSPECTIVA SOCIOLINGUISTICA.


O texto fala dos diferentes contextos de oralidade. É preciso se preocupar com a prosódia. É importante ressaltar que nem sempre o que falamos é o que devemos escrever, pois nem sempre é o modo correto.
A escola deve aproveitar as coisas trazidas pelas crianças, como por exemplo as histórias e aproveitar sempre para um momento de troca, devendo sempre mostrar os significados e sentidos.

* Resgate da história através da escrita.
* Alfabetizar valorizando as matizes culturais dentro da própria região.
* Aproveitamento das histórias do cotidiano.


PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO INICIAL NA ESCOLA: PERSPECTIVA SOCIOLINGUISTICA.

Autora: Teberoski, Ana. Gallart, marta S.et. al Contextos de Alfabetização Inicial.

Iniciamos a aula com o professor Ivan fazendo uma leitura compartilhada do texto práticas linguagem oral e alfabetização inicial na escola: Perspectiva sociolinguistica.
O texto basicamente vai falar do marco da alfabetização inicial, que se baseia na idéia de que as crianças trazem consigo um leque de habilidades, que já dominam antes mesmo de entrarem na escola, bem como um entendimento da relação grafema- fonema.
Em torno do texto lido, houve uma grande discussão , quando foi levantada a seguinte questão: Uma criança que foi criada em um ambiente no qual a leitura se limita a pouco uso e oriundos de família de baixa renda e sem nenhum conhecimento prévio do contexto de alfabetização escolar é capaz de avançar?
... Depois de um longo debate em que envolveu toda a turma, o professor Ivan concluiu o texto juntamente com o grupo dizendo que : A escola ao receber os alunos que ainda não desenvolveram o domínio de linguagem considerada de norma padrão , logo o professor deve fomentar no aluno habilidades para que ele consiga avançar.E com certeza a criança é capaz de aprender sim...

2 comentários:

  1. cara o que houve? as xerox dos seus documentos estão comigo,eu peguei senha para vc e vc não veio?

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem está mais detalhada... Mas, ainda é necessário acrescentar mais elementos de aprofundamento do texto... Procure colocar mais ideias do texto e se posicione... Além disso, procure fazer relações com a prática do professor em sua sala de aula.

    ResponderExcluir