domingo, 19 de julho de 2009
Texto - 6
Em um processo de aquisição da escrita, as crianças percebem primeiro o valor sonoro das vogais do que das consoantes.
Ex: Na escrita da palavra BATATA ela vai escrever A A A, pois a percepção auditiva da criança é muito mais próxima da vogal.
Escrita pré- silábica: Não constroi a silaba mas percebe a diferenciação do som delas.
Noção de silabas: segmenta- se sempre em sílabas repetindo lentamente. Percebem tal segmentação e registram.
Escrita- sistema gráfico no lugar da linguaem, as crianças usam forma conhecidas, pelo qual denominamos de segmento silabico.
Já na etapa da construção da oralidade vimos que ocorre aproximadamente por volta do 3 a 4 anos. Ex: Ela houve histórinha e depois passa a contá-las, com isso as crianças aos 5 anos já conseguem diferir os gêneros, inclusive a sua formatação. Ex: Uma escrita de carta, uma receita, ditado de palavras. Visto que essses são repertórios do seu cotidiano, logo esses pequeninos conseguem com muita facilidade identificar a sua formatação.
Prosódicos_ São os ritmos que são dados na linguagem conversacional.
Os períodos são identificados como:
* Pré- silábico;
* Silábico;
* Alfabético.
Idéia de morfema - São consideradas unidades menores de sentido.
retorno = palavra
re = idéia de volta , loo é um morfema.
inho = idéia de pequeno, vem da palavra bichinho e somene as crianças alfabeiizadas conseguem identificar esses morfemas, já os não alfabeizados ainda não conseguem fazer essa relação.
grafema -
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Simone, não entendi a que texto se refere esta postagem... Por favor, coloque as referências completas de cada texto que for realizar a reflexão. Um outro problema: a análise precisa ser mais profunda e focalizar mais aspectos teóricos apresentados pelas autoras. Pense a respeito... É preciso aprofundar as reflexões!!
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